; ;

PET

Programa de Excelência no Transporte

Esqueceu sua senha? Clique aqui

O QUE É O PET ?


Garantir a sustentabilidade do negócio em todos os pontos da cadeia é um trabalho contínuo e requer esforços conjuntos da Danone, de seus fornecedores e parceiros comerciais. A empresa também está atenta ao transporte de seus produtos, para que os prazos sejam respeitados e, ao mesmo tempo, o deslocamento entre fábricas, centros de distribuição e pontos de venda seja feito com segurança e atendendo os requisitos de qualidade pelas transportadoras. Na prática, isso significa direção segura, transporte de qualidade, manutenção da cadeia do frio e redução dos riscos logísticos em nossa cadeia de distribuição.

Para manter a segurança e aprimorar a operação, a Danone criou, há cinco anos, o Programa de Excelência no Transporte (PET), que, hoje, trabalha com 115 transportadoras de todo o Brasil.

O Programa atua com base em cinco pilares: Segurança, Qualidade, Sustentabilidade, Gestão de Rotina e Indicadores de Performance (KPI´s). Com a finalidade de identificar os principais problemas dos parceiros, conhecer a forma de corrigi-los e, ainda, trabalhar dentro de um padrão Danone com as transportadoras que atendem a empresa.

 

COMO FUNCIONA ?


O PET monitora e avalia os serviços no transporte primário - T1 (das fábricas para os centros de distribuição – CDs), no transporte secundário - T2 (canais de médio e de grande varejo e distribuidores) e no Transit Point - TP (pontos de transbordo de carga).

Na linha de frente, estão 13 monitores de excelência da Danone que fazem a gestão local do Programa nos CDs.

O PET conta com uma série de ferramentas que ajudam na análise do nível de serviço e também apontam as deficiências e o que ainda podem ser melhoradas. Entre elas, destaca-se o Book PET, com todas as diretrizes, normas, funcionamento e boas práticas para transportadoras em geral, e o FTS - Formulário de Transporte Seguro, que é exclusivo da Danone, através dele é possível mapear os riscos, as condições das estradas, do veículo e do motorista.

Entre as inovações estão o PET Comunica, informativo mensal para os motoristas que aborda vários assuntos relacionados à segurança e qualidade, e o PET Feriado Seguro, sendo um informativo especial que foca no trabalho preventivo, incluindo conversas e palestras aos motoristas, com dicas de segurança antes de um feriado nacional, pois detectamos que neste período há um índice maior de acidentes.

 

PILARES


Compreende regras e exigências de segurança em transportes. Serão avaliados: processos de vistoria de frota, gerenciamento de riscos, EPIs, regras de segurança, ferramentas deprevenção de acidentes, equipamentos e sinistro de carga.

Orientações gerais de segurança de alimentos no transporte: higiene pessoal, plano de manutenção e contingência, idade média dos baús, equipamentos básicos, certificações e cadeia do frio.

Aborda os princípios de sustentabilidade. Serão avaliados: direção econômica, direção responsável (exploração sexual e trabalho infantil) e gestão de frota.

Direcionamento para gestão de processos em transportes. Serão avaliados: seguros, gerenciamento de risco e documentações, e processos estruturais (sistemas, roteirização e equipamentos de comunicação), trazendo orientações de qualificação e motivação da equipe de entrega.

Avalia os principais resultados quantitativos. Serão avaliados os resultados versus as metas definidas pelo corporativo da Danone.

© 2017 Danone Brasil. Todos os direitos reservados | Suporte Tel : (11) 2192-9818 | Sugestões / Críticas : tamires.mendonca@danone.com